terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Joyce Carol Oates MasterClass

Livro aberto

Joyce Carol Oates, na sua MasterClass, que se intitula por “Teaches the Art of the Short Story”, fala como escrever uma pequena história. E para isso, são precisos personagens e mais que isso, é preciso acontecer
alguma coisa. Estas histórias normalmente têm entre um a dois personagens e os contos são normalmente lidos de uma só vez. A autora considera que os primeiros rascunhos têm que ser escritos o mais rápido possível. E só após esse processo, podemos então reescrever as vezes que forem precisas, ler várias vezes e descobrir o nosso próprio ritmo de escrita. No entanto, Joyce Carol Oates, refere a importância do nosso trabalho ser lido por outras pessoas, como uma comunidade de leitores, ou um workshop de redação, por exemplo. 

Joyce Carol Oates, dá vários conselhos ao longo da sua MasterClass, como:

- Se for rejeitado, reescreva!

- Tenha um diário, escreva antes de ir para a cama e escreva à mão. 

- Descreva lugares e as suas reações aos lugares.

- Escreva mesmo quando não tem tempo. Quando estiver acordado até mais tarde. Quando estiver muito cansado. Mesmo que esteja mal ou doente, escreva nem que seja por 6, 8 ou 12 minutos. 

- Se por acaso, se se lembrar do que sonhou, escreva. 

- Se for tirando notas de coisas que se lembre do seu passado, do presente, e se as acumular até umas 200 páginas, é capaz de já ter algo com que trabalhar. 

- Fazer listas de mobília que quero ter na minha obra, se se passa no século XIX tenho que fazer uma pequena pesquisa.

- O que não usar num livro posso usar noutro. 

- Por vezes, a escrita vem de áreas que são normalmente reprimidas, como o alcoolismo, a depressão, a violência doméstica. 

- Para ter novas ideias, podemos sempre entrevistar os nossos pais ou avós.

- Se vais escrever sobre uma história real, muda o nome da personagem, a descrição e o lugar. Não devemos usar a escrita para magoar ninguém. 

E se estiveres a iniciar-te na escrita, quanto mais curta a história melhor. Consegues um melhor ritmo dessa maneira. Tenta começar com algo banal do dia-a-dia. Descobre algo que não sabias até aí. E dá um final poderoso. 

Espero que tenhas gostado deste pequeno resumo e das notas que te trouxe desta MasterClass e espero ter ajudado mais um bocadinho o teu percurso na escrita. O meu certamente que ajudou. 

Deixo aqui também uma lista das obras que a autora Joyce Carol Oates foi fazendo referência ao longo da MasterClass, para ler e analisar.

“O Diário do Escritor” - Virginia Woolf

O ensaio “Moments of Being” de Virginia Woolf

“O Retrato de Dorian Gray” - Oscar Wilde

“The Yellow Wallpaper” de Charlotte Perkins Gilmore

“The Use of Force” de William Carlos Williams 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

“Fomos Mais do que Um Erro” de Raul Minh’alma

“Fomos Mais do que Um Erro” de Raul Minh’alma

Início da leitura:
20 de Dezembro de 2024

Fim da leitura: 3 de Janeiro de 2025

Rating: ★★★

 Posso dizer que foi o primeiro livro deste autor que não me fez chorar no final do livro. Não sei se porque já antecipava um final do género ou não. Ainda assim, esta história acaba por nos mostrar que os nossos progenitores ditam muitas vezes as nossas inseguranças e falhas quando somos já adultos. Muitas vezes cometemos sempre os mesmos erros, na esperança de um dia sermos aceites. Não pelos outros, mas pelos nossos pais. Adotamos um comportamento para lhes chamar a atenção, quando na verdade, muitas das vezes o que fazemos nada lhes diz. 

Benedita, uma menina que foi abandonada pelo pai quando era ainda uma criança, aceitava o amor que achava que merecia dos homens, mesmo que fosse um amor que machucava. Porque assim, ao menos, tinha alguém que dizia que a amava e tinha medo que a deixassem tal como o pai fizera com ela. Ainda assim, na sua relação com Gaspar acabou por se valorizar e seguir em frente. 

Já com Pedro, apesar de ter sido um amor muito forte, Pedro dizia muitas vezes que não era a pessoa certa para ela, por ser como era devido ao seu padrasto e à educação que tivera. O que Benedita acabou por aceitar eventualmente. Mesmo insistindo sempre, e o autor repetiu muitas vezes este tema (vezes demais a meu ver), que Benedita insistia em ver sempre o melhor nas pessoas, o lado bom delas. 

Após o acidente, Benedita seguiu em frente e encontrou alguém que a entende, respeita e dá-lhe o amor que ela precisa. Mas a pergunta fica no ar… O que teria acontecido se não houvesse nenhum acidente? Ainda assim, será que Pedro aprendeu tudo o que tinha para aprender com Benedita agora que acordou? Quero acreditar que sim. As pessoas que passam pelas nossas vidas muitas vezes não vêm para ficar, mas sim, para nos ensinar algo que ainda não aprendemos. Foi o caso de Benedita e Pedro. E por isso, quero acreditar que vem daí o título “Fomos Mais do que Um Erro”. 


terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Desamor

vela a arder num fundo cor de rosa

Porque choras?

Ele não te aquece?

Insónias de amor…

Tenho dores no corpo e ele me esquece.

Divago pelas ruas nos braços que me abraçam.

Cristais dos meus olhos no seu colo, eles caem. 

Isto são apenas versos sem sentimento ou graça.

A minha caneta está gasta e palavras não as tenho. 

Assim amarrada perco todo o encanto.

O que sentes? Nada.

Causa? Desamor. 

Afinal o que sentes? Amor e nada.

Perdi-me nos seus olhos e o seu sorriso me engana.

Afinal, o que sentes? Não sinto nada.

E por nada o amo. 


sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Rotina de escrita de Haruki Murakami

 

Cadernos e computador numa sessão de escrita

Haruki Muramaki é conhecido por ser disciplinado e consistente na sua escrita, características que o autor considera necessárias para o seu processo criativo. A sua rotina combina hábitos rigorosos de escrita com atividade física e momentos de instrospecção. 

A rotina de escrita de Haruki Murakami consiste em:

Acordar cedo: costuma começar o dia por volta das 4 horas da manhã.

Escrita matinal: escreve entre 4 a 5 horas ininterruptamente, sempre no mesmo horário, de forma a manter a mente afiada e criar um ritmo.

Atividade física: após a escrita, o autor pratica corrida ou natação. Murakami é um maratonista dedicado e acredita que o exercício físico ajuda a manter a sua energia e clareza mental. 

Leitura e música: no restante do dia, Murakami dedica tempo à leitura e à audição de música, duas paixões que o inspiram e ajudam a refinar a sua escrita. 

Dormir cedo: Murakami vai para a cama por volta das 21 horas, de forma a garantir um sono reparador e a sustentar a sua rotina. 

Este autor compara a escrita de um romance a um trabalho físico exigente, afirmando que é necessário tanto esforço mental quanto resistência física. A repetição diária e a simplicidade da sua rotina ajudam-no a mergulhar no universo das suas histórias sem distrações. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Destaques do autor: Haruki Murakami

Computador, café e caderno

Haruki Murakami é um dos escritores contemporâneos mais conhecido pelo facto das suas obras misturarem realismo, surrealismo e temas filosóficos. Aqui estão algumas curiosidades sobre este autor: 

1. Vida antes da escrita

Murakami não planeava ser escritor. Antes de escrever, o autor geria um bar de jazz em Tóquio chamado Peter Cat. O amor pela música é uma marca em seus livros. 

2. O começo inesperado

Murakami decidiu escrever o seu primeiro romance, Ouça a Canção do Vento (1979), após assistir a um jogo de basebol. O autor teve um momento de epifania durante o jogo e, naquele mesmo dia, começou a escrever. 

3. Rotina disciplinada

O autor é extremamente rigoroso com a sua rotina: acorda às 4h da manhã, escreve por 5-6 horas, corre ou nada no final da tarde, e vai dormir cedo. Para Murakami, a disciplina é essencial para manter o foco criativo. 

4. Apaixonado por maratonas

Além de ser escritor, Murakami é um corredor dedicado. Já correu várias maratonas e ultramaratonas. O livro Do Que Eu Falo Quando Falo de Corrida (2007) reflete sua paixão pela corrida. 

5. Influência da música

Jazz, rock e música clássica são parte fundamental da sua obra. Muitos de seus títulos fazem referência a músicas, como Norwegian Wood (dos Beatles) e Dance Dance Dance. 

6. Reservado

Apesar da fama mundial, Murakami é notoriamente reservado e evita os media. Prefere focar na sua escrita e interagir com fãs através de correspondências e eventos ocasionais. 

7. Sucesso internacional 

Murakami é mais popular fora do Japão do que em seu próprio país. Muitos críticos japoneses consideram suas obras “ocidentalizadas demais”. 

8. Temas recorrentes

Seus livros exploram frequentemente temas como a solidão, a busca por identidade, surrealismo e realidades paralelas. Também inclui gatos, poços e pessoas desaparecidas como elementos simbólicos.

9. Traduções 

Além de escritor, Murakami é tradutor. Traduziu obras de autores como F. Scott Fitzgerald, Raymond Carver e John Irving para o japonês. 

10. Reconhecimentos

Apesar de nunca ter ganho o Prémio Nobel da Literatura (algo muito aguardado pelos fãs), Murakami já recebeu inúmeros prémios literários, como o Prémio Franz Kafka e o Prémio Jerusalém

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Haruki Murakami’s writing advice

 

Livro aberto com óculos ao lado

“Reflect on what you see, don’t rush into judgement about it.”

“Avoid working on anything else while you’re writing a story.”

“The key component is not the quality of the materials, it’s the magic. If the magic is there in a story, even the ordinary can become extraordinary.”

“Before the magic, first comes your garage. Magic can’t work if your garage is empty.”

“Focus on exactly who it is you are aiming to reach.”

“The intended audience should not be ‘as many people as possible’.”

“There is no substitute for repetition. In running terms, the more you do it, the more you build the right muscles to get you from one place to the next in the quickest and most effective way.”

“Take the old words and make them new again.”

“Share your dreams. Dreaming is the day job of novelists, but sharing our dreams is a still more important task for us. We cannot be novelists without this sense of sharing something.”

“Write on the side of the egg.” Meaning “Between a high solid wall and an egg that breaks against it, I will always stand on the side of the egg… Yes, no matter how right the wall may be and how wrong the egg, I will stand with the egg.”

Curiosidades Fascinantes sobre Dan Brown que talvez não conheças

Quando falamos de thrillers eletrizantes que misturam história, arte, religião e ciência , o nome Dan Brown vem imediatamente à mente. O aut...