Joyce Carol Oates, na sua MasterClass, que se intitula por “Teaches the Art of the Short Story”, fala como escrever uma pequena história. E para isso, são precisos personagens e mais que isso, é preciso acontecer alguma coisa. Estas histórias normalmente têm entre um a dois personagens e os contos são normalmente lidos de uma só vez. A autora considera que os primeiros rascunhos têm que ser escritos o mais rápido possível. E só após esse processo, podemos então reescrever as vezes que forem precisas, ler várias vezes e descobrir o nosso próprio ritmo de escrita. No entanto, Joyce Carol Oates, refere a importância do nosso trabalho ser lido por outras pessoas, como uma comunidade de leitores, ou um workshop de redação, por exemplo.
Joyce Carol Oates, dá vários conselhos ao longo da sua MasterClass, como:
- Se for rejeitado, reescreva!
- Tenha um diário, escreva antes de ir para a cama e escreva à mão.
- Descreva lugares e as suas reações aos lugares.
- Escreva mesmo quando não tem tempo. Quando estiver acordado até mais tarde. Quando estiver muito cansado. Mesmo que esteja mal ou doente, escreva nem que seja por 6, 8 ou 12 minutos.
- Se por acaso, se se lembrar do que sonhou, escreva.
- Se for tirando notas de coisas que se lembre do seu passado, do presente, e se as acumular até umas 200 páginas, é capaz de já ter algo com que trabalhar.
- Fazer listas de mobília que quero ter na minha obra, se se passa no século XIX tenho que fazer uma pequena pesquisa.
- O que não usar num livro posso usar noutro.
- Por vezes, a escrita vem de áreas que são normalmente reprimidas, como o alcoolismo, a depressão, a violência doméstica.
- Para ter novas ideias, podemos sempre entrevistar os nossos pais ou avós.
- Se vais escrever sobre uma história real, muda o nome da personagem, a descrição e o lugar. Não devemos usar a escrita para magoar ninguém.
E se estiveres a iniciar-te na escrita, quanto mais curta a história melhor. Consegues um melhor ritmo dessa maneira. Tenta começar com algo banal do dia-a-dia. Descobre algo que não sabias até aí. E dá um final poderoso.
Espero que tenhas gostado deste pequeno resumo e das notas que te trouxe desta MasterClass e espero ter ajudado mais um bocadinho o teu percurso na escrita. O meu certamente que ajudou.
Deixo aqui também uma lista das obras que a autora Joyce Carol Oates foi fazendo referência ao longo da MasterClass, para ler e analisar.
“O Diário do Escritor” - Virginia Woolf
O ensaio “Moments of Being” de Virginia Woolf
“O Retrato de Dorian Gray” - Oscar Wilde“
“The Yellow Wallpaper” de Charlotte Perkins Gilmore
“The Use of Force” de William Carlos Williams
Sem comentários:
Enviar um comentário